segunda-feira, 22 de março de 2010

MANIFESTO DE CANDIDATURA

Aproximam-se eleições para a Comissão Política Concelhia de Aveiro do CDS.

Sob o lema em epígrafe, e em torno de uma moção de estratégia a ser oportunamente divulgada aos militantes e à opinião pública e que consubstanciará o respectivo programa político, será apresentada a sufrágio de todos os militantes do Partido uma lista candidata aos órgãos concelhios do CDS.

Trata-se de uma lista que se pretende inspirar nos valores que historicamente deram visibilidade e credibilidade ao CDS, em Aveiro e junto dos aveirenses. Aveiro e o CDS têm uma ligação umbilical que ficou imortalizada na afirmação de Adelino Amaro da Costa que a considerou «a capital do CDS». Essa ligação sedimentou-se e assentou no trabalho e no exemplo de aveirenses ilustres como José Girão Pereira, Celso Santos, António Manuel Machado, Alberto Branco Lopes, Francisco da Encarnação Dias e Rogério Leitão – que, no passado, representando o Partido, presidiram à Câmara e Assembleia Municipais, acompanhados de dezenas de vereadores, deputados municipais e presidentes de Junta e de centenas de autarcas espalhados pelas Juntas e Assembleias de Freguesia do nosso concelho – bem como no esforço de todos os que, à época, dirigiram os destinos concelhios do CDS em Aveiro. É no seu exemplo, no seu trabalho, no seu esforço, no seu labor e na sua dedicação em prol de Aveiro e dos Aveirenses, que nos louvamos e inspiramos para apresentar um projecto político que tem como finalidade última recuperar o prestígio, a influência e a visibilidade do CDS no concelho de Aveiro. Por isso dizemos que queremos «regressar ao futuro»: queremos que o nosso futuro se inspire no exemplo dos que nos antecederam.

Apresentamos uma candidatura que coloca os interesses de Aveiro e dos Aveirenses no centro das nossas preocupações. Uma candidatura que está ciente das actuais responsabilidades que o partido partilha na condução e nos destinos dos órgãos autárquicos do nosso concelho e que por isso reafirma a sua lealdade à coligação «Juntos por Aveiro», que mereceu o voto amplamente maioritário dos Aveirenses.

Expressamos por igual a nossa solidariedade política aos titulares desses mesmos órgãos, personificando-os nas pessoas do Dr. Élio Maia, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e do Dr. Miguel Capão Filipe, Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro. Mas, ao mesmo tempo, pretendemos ser uma candidatura inconformista, que está igualmente ciente da necessidade de fortalecer e reforçar a estrutura, a presença e a implementação do Partido em toda a sociedade aveirense.

Pretendemos, em articulação com as estruturas distrital e nacional, encetar de imediato um trabalho político em profundidade, a um prazo de quatro anos, que aposte decisivamente na organização e implantação local do Partido, na sua modernização administrativa e no acompanhamento permanente da actividade dos nossos autarcas – numa relação de profícua colaboração e absoluta lealdade em proveito da comunidade onde nos inserimos e que pretendemos servir. Queremos ser dignos de todos aqueles que nos antecederam, tanto pela probidade no exercício das funções a que nos candidatamos quanto pela excelência das propostas que formularemos e corporizarão o nosso programa de candidatura.

De braço dado com os militantes do CDS de Aveiro – com aqueles que ainda o são, com aqueles que recuperaremos para a militância activa e aqueles que de novo se nos juntarão – e na fidelidade ao nosso programa de candidatura, conseguiremos reconstruir o CDS em Aveiro recolocando-o no lugar que já foi seu e que legitimamente deve ambicionar por voltar a ocupar.

Aveiro, 22 de Março de 2010

Jorge Greno – Candidato a Presidente da Comissão Política Concelhia